William Shakespeare
Origem: Wikipédia, a
enciclopédia livre.
Nascimento
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Morte
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23 de Abril
de 1616 (51 anos)
Stratford-upon-Avon, Inglaterra |
Ocupação
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Principais trabalhos
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Gênero literário
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William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 26 de Abril
de 1564 —
Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616)[1]
foi um poeta e dramaturgo inglês,
tido como o maior escritor do idioma
inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.[2]
É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e
de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard,
"O Bardo"). De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças,[3]
154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos
outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo,
e são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo.[4]
Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos
até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão,
cinema e literatura.
Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu
e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet, que
possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be:
that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).
Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns
estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe
concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith.
Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos
proprietários da companhia de teatro
chamada Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida
como King's
Men. Acredita-se que ele tenha retornado a Stratford em torno de 1613,
morrendo três anos depois. Restaram poucos registros da vida privada de
Shakespeare, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência
física, sexualidade, crenças religiosas, e se algumas das obras
que lhe são atribuídas teriam sido escritas por outros autores.[5]
Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras
peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens
históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento
artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias
até por volta de 1608,
incluindo Hamlet,
Rei Lear
e Macbeth,
consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Na sua
última fase, escreveu um conjuntos de peças classificadas como tragicomédias ou
romances, e colaborou com outros dramaturgos. Diversas de suas peças foram
publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante sua
vida. Em 1623 dois
de seus antigos colegas de teatro publicaram o chamado First Folio,
uma coletánea de suas obras dramáticas que incluía todas as peças (com a
exceção de duas) reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria.
Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época,
mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século
XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de
Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói, com uma
reverência que George Bernard Shaw chamava de
"bardolatria".[6]
No século
XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos,
tanto na academia e quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente
populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas
constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.
Índice
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Nome
Embora o mundo o conheça como William Shakespeare, na época de Elizabeth I de Inglaterra a ortografia
não era fixa e absoluta, então encontraram-se nos documentos os nomes Shakspere,
Shaksper e Shake-speare.
Vida
Primeiros anos
Acredita-se que William Shakespeare foi filho de John
Shakespeare, um bem-sucedido luveiro e sub-prefeito de Stratford (depois comerciante de lãs), vindo de
Snitterfield, e Mary Arden, filha afluente de um
rico proprietário de terras. Embora a sua data de nascimento seja desconhecida,
admite-se a de 23 de Abril de 1564 com base no registro de seu batizado, a 26
do mesmo mês, devido ao costume, à época, de se batizarem as crianças três dias
após o nascimento. Shakespeare foi o terceiro filho de uma prole de oito e o
mais velho a sobreviver.
Muitos concordam que William foi educado em uma excelente grammar
schools da época, um tipo de preparação para a Universidade.
No entanto, Park Honan conta, em Shakespeare, uma vida que John foi
obrigado a tirá-lo desta escola, quando William deveria ter quinze ou dezesseis
anos (algumas fontes citam doze anos). Na década de 1570, John passou a ter um
declínio econômico que o impossibilitou junto aos credores e teve um
desagradável descenso da sociedade. Acredita-se que, por causa disso, o jovem
Shakespeare possuiu uma formação colegial incompleta. Segundo certos biógrafos,
Shakespeare precisou trabalhar cedo para ajudar a família, aprendendo,
inclusive, a tarefa de esquartejar bois e até abater carneiros.
Em 1582, aos
18 anos de idade, casou-se com Anne Hathaway, uma mulher de
26 anos, que estava grávida. Há fontes que dizem que Shakespeare queria ter uma
vida mais favorável ao lado de uma esposa rica. O casal teve uma filha, Susanna,
e dois anos depois, os gêmeos Hamnet e Judith.
Após o nascimento dos gêmeos, há pouquíssimos vestígios históricos a
respeito de Shakespeare, até que ele é mencionado como parte da cena teatral de
Londres em 1592. Devido a isso, estudiosos referem-se aos anos de 1585 a 1592
como os Anos perdidos de Shakespeare.
As tentativas de explicar por onde andou William Shakespeare durante
esses seis anos foram o motivo pelo qual surgiram dezenas de anedotas
envolvendo o dramaturgo. Nicholagas Rowe, o primeiro biógrafo de Shakespeare,
conta que ele fugiu de Stratford para Londres devido a uma acusação envolvendo
o assassinato de um veado numa caça furtiva, em propriedade alheia
(provavelmente de Thomas Lucy). Outra história do
século XVIII é a de que Shakespeare começou uma carreira teatral com os Lord
Chamberlains.
Londres e carreira teatral
O Globe Theatre, com a restauração moderna de .1996
Foi em Londres onde se atribui a Shakespeare seus momentos de maiores
oportunidades para destaque. Não se sabe de exato quando Shakespeare começara a
escrever, mas alusões contemporâneas e registros de performances mostram que
várias de suas peças foram representadas em Londres em 1592. Neste período, o
contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a
Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I.
O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande
importância e primor para os ingleses da alta sociedade. Na época, o teatro também
era lido, e não apenas assistido e encenado. Havia companhias que compravam
obras de autores em voga e depois passavam a vender o repertório às tipografias.
As tipografias imprimiam os textos e vendiam a um público leitor que crescia
cada vez mais. Isso fazia com que as obras ficassem em domínio público.
Biógrafos sugerem que sua carreira deve ter começado em qualquer momento
a partir de meados dos anos 1580. Ao lado do The Globe, haveria um
matadouro, onde aprendizes do açougue deveriam trabalhar. Ao chegar em Londres,
há uma tradição que diz que Shakespeare não tinha amigos, dinheiro e estava
pobre, completamente arruinado. Segundo um biógrafo do século XVIII, ele foi
recebido pela companhia, começando num serviço pequeno, e logo fora subindo de
cargo, chegando provavelmente à carreira de ator. Há referências que apresentam
Shakespeare como um cavalariço. Ele dividiria seu emprego entre tomar conta dos
cavalos dos espectadores do teatro, atuar no palco e auxiliar nos bastidores.
Segundo Rowe, Shakespeare entrou no teatro como ponto, encarregado de avisar os
atores o momento de entrarem em cena. O então cavalariço provavelmente tinha
vontade mesmo era de atuar e de escrever.
Seu talento limitante como ator teria o inspirado a conhecer como
funcionava o teatro e seu poeta interior foi floreando, floreando, foi
lembrando-se dos textos dos mestres dramáticos da escola, e começou a
experimentar como seria escrever para teatro. Desde 1594, as peças de
Shakespeare foram realizadas apenas pelo Lord Chamberlain's Men. Com a
morte de Elizabeth
I, em 1603, a companhia passou a atribuir uma patente real ao novo rei, James I da Inglaterra, mudando seu nome para King's
Men (Homens do Rei).
Todas as fontes marcam o ano de 1599 como o ano da fundação oficial do Globe
Theatre. Fundado por James Burbage, ostentava uma insígnia de Hércules
sustentando o globo terrestre. Registros de propriedades, compras,
investimentos de Shakespeare o tornou um homem rico. William era sócio do
Globe, um edifício que tinha forma octogonal, com abertura no centro. Não
existia cortina e, por causa disso, os personagens mortos deveriam ser
retirados por soldados, como mostra-se em Hamlet.
Inclusive, todos os papéis eram representados pelos homens, sendo os mais
jovens os encarregados de fazerem papéis femininos. Em 1597, fontes dizem que
ele comprou a segunda maior casa em Stratford, a New Place. De 1601 a
1608, especula-se que ele esteve motivado para escrever Hamlet, Otelo e Macbeth. Em
1613, O Globe Theatre foi destruído pelo fogo. Alguns biógrafos dizem que foi
durante a representação da peça Henry VIII.
Shakespeare teria estado um tanto cansado e por esse motivo resolveu se
desligar do Globe e voltar para Stratford, onde a família o esperava.
Possível assinatura de Shakespeare.
Últimos anos e morte
Após 1606-7, Shakespeare escreveu peças menores, que jamais são
atribuídas como suas após 1613. Suas últimas três obras foram colaborações,
talvez com John Fletcher, que sucedeu-lhe com o cargo de
dramaturgo no King's Men. Escreveu a sua última peça, A
Tempestade terminada somente em 1613.[7]
Em Stratford, a tumba de Shakespeare.
Então, Rowe foi o primeiro biógrafo a dizer que Shakespeare teria
voltado para Stratford algum tempo antes de sua morte; mas a aposentadoria de
todo o trabalho era rara naquela época; e Shakespeare continuou a visitar
Londres. Em 1612, foi chamado como testemunha em um processo judicial relativo
ao casamento de sua filha Susanna. Em março de 1613, comprou uma gatehouse no priorado de Blackfriars;
a partir de novembro de 1614, ficou várias semanas em Londres ao lado de seu
genro John Hall.
William Shakespeare morreu em 23 de Abril de 1616, mesmo dia de seu
aniversário. Susanna havia se casado com um médico, John Hall, em 1607, e
Judith tinha se casado com Thomas Quiney, um vinificador, dois meses antes da
morte do pai. A morte de Shakespeare envolve mistério ainda hoje. No entanto, é
óbvio que existam diversas anedotas. A que mais se propagou é a de que
Shakespeare estaria com uma forte febre, causada pela embriaguez. Recebendo a
visita de Ben
Jonson e de Michael Drayton, Shakespeare bebeu demais e,
segundo diversos biógrafos, seu estado se agravou.
Bom
amigo, por Jesus, abstém-te
de profanar o corpo aqui enterrado. Bendito seja o homem que respeite estas pedras, e maldito o que remover meus ossos. |
Epitáfio na tumba de
Shakespeare
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Admite-se que Shakespeare deixou como herança sua segunda melhor cama
para a esposa. Em sua vontade, ele deixou a maior parte de sua propriedade à
sua filha mais velha, Susanna. Essa herança intriga biógrafos e estudiosos
porque, afinal, como Anne Hathaway aguentaria viver mais ou menos vinte anos
cuidando de seus filhos, enquanto Shakespeare fazia fortuna em Londres? O escritor
inglês Anthony Burgess tem uma explicação ficcional sobre esse assunto. Em Nada
como o Sol, um livro de sua autoria, ele cita Shakespeare espantado em um
quarto diante de seu irmão Richard e de sua esposa Anne; estavam nus e
abraçados.
Os restos mortais de Shakespeare foram sepultados na igreja da
Santíssima Trindade (Holy Trinity Church) em Stratford-upon-Avon.[8]
Seu túmulo mostra uma estátua vibrante, em pose de literário, mais vivo do que
nunca. A cada ano, na comemoração de seu nascimento, é colocada uma nova pena
de ave na mão direita de sua estátua. Acredita-se que Shakespeare temia o
costume de sua época, em que provavelmente havia a necessidade de esvaziar as
mais antigas sepulturas para abrir espaços à novas e, por isso, há um epitáfio
na sua lápide, que anuncia a maldição de quem mover seus ossos.
Após a morte de Shakespeare, a Inglaterra passou por alguns importantes
momentos políticos e religiosos. Jaime I morreu em 27 de março de 1625, em Theobalds
House, e tão logo sua morte foi anunciada, Carlos I, seu filho com Ana da Dinamarca,
assumiu o reinado. É válido lembrar que, com a morte de Elizabeth I,
Shakespeare e os demais dramaturgos da época não foram prejudicados. Jaime I, o
sucessor da rainha, contribuiu para o florescimento artístico e cultural
inglês; era um apaixonado por teatro.
Em 1649, a
Câmara dos Comuns cria uma corte para o julgamento de Carlos I. Era a primeira
vez que um monarca seria julgado na história da Inglaterra. No dia 29 de
janeiro do mesmo ano, Carlos I foi condenado a morte por decapitação. Ele
foi decapitado no dia seguinte. Foi enterrado no dia 7 de
fevereiro na Capela de St.George do Castelo de Windsor em uma cerimônia privada.
Nota: É bem conhecida a coincidência das datas de
morte de dois dos grandes escritores da humanidade, Miguel de Cervantes e William Shakespeare,
ambos com data de falecimento em 23 de Abril
de 1616). Porém, é
importante notar que o Calendário gregoriano já era utilizado na Espanha desde o
século XVI, enquanto que na Inglaterra sua adoção somente ocorreu em 1751. Daí, em
realidade, Miguel de Cervantes faleceu dez dias antes de William Shakespeare.
Genealogia
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Joan
Shakespeare 1558 |
Margaret
Shakespeare 1562-1563 |
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Gilbert
Shakespeare 1566-1612 |
Anne
Shakespeare 1571-1579 |
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Richard
Shakespeare 1574-1613 |
Edmund
Shakespeare 1580-1607 |
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William
Shakespeare 1564-1616 |
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Anne
Hathaway 1556-1623 |
Joan Shakespeare
1569-1646 |
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John
Hall 1575-1635 |
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Susanna
Shakespeare 1582-1648 |
Hamnet
Shakespeare 1585-1596 |
Judith
Shakespeare 1585-1662 |
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Peças
Os eruditos costumam anotar quatro períodos na carreira de dramaturgia
de Shakespeare. Até meados de 1590, escreveu principalmente comédias,
influenciado por modelos das peças romanas e italianas. O segundo período
iniciou-se aproximadamente em 1595, com a tragédia Romeu
e Julieta e terminou com A
Tragédia de Júlio César, em 1599. Durante esse tempo, escreveu o que
são consideradas suas grandes comédias e histórias. De 1600 a 1608, o que
chamam de "período sombrio", Shakespeare escreveu suas mais
prestigiadas tragédias: Hamlet, Rei Lear e Macbeth. E de
aproximadamente 1608 a 1613, escrevera principalmente tragicomédias
e romances.
Os primeiros trabalhos gravados de Shakespeare são Ricardo III'
e as três partes de Henry V, escritas em 1590, adiantados durante uma moda
para o drama histórico. É difícil datar as primeiras peças de Shakespeare, mas
estudiosos de seus textos sugerem que A Megera Domada, A Comédia dos Erros e Titus
Andronicus pertencem também ao seu primeiro período. Suas primeiras
histórias, parecem dramatizar os resultados destrutivos e fracos ou corruptos
do Estado e têm sido interpretadas como uma justificação para as origens da
dinastia Tudor. Suas composições foram influenciadas por obras de outros
dramaturgos isabelinos, especialmente Thomas Kyd
e Christopher Marlowe, pelas tradições do teatro
medieval e pelas peças de Sêneca. A Comédia dos Erros também foi baseada em
modelos clássicos.
As clássicas comédias de Shakespeare, contendo plots (centro da
ação, o núcleo da história) duplos e sequências cênicas de comédia, cederam, em
meados de 1590, para uma atmosfera romântica em que se encontram suas maiores
comédias. Sonho de uma Noite de Verão é uma
mistura de romance espirituoso, fantasia, e envolve também a baixa sociedade. A
sagacidade das anotações de Muito Barulho por Nada', a excelente
definição da área rural de Como
Gostais, e as alegres sequências cênicas de Noite
de Reis completam essa sequência de ótimas comédias. Após a peça lírica
Ricardo
II, escrito quase inteiramente em versículos, Shakespeare introduziu em
prosa as histórias depois de 1590, incluindo Henry VI, parte I e II, e Henry V.
Seus personagens tornam-se cada vez mais complexos e alternam entre o
cômico e o dramático ou o grave, ou o trágico, expandindo, dessa forma, suas
próprias identidades. Esse período entre essas tais alternações começa e termina
com duas tragédias: Romeu e Julieta, sem dúvida alguma sua peça mais
famosa e a história sobre a adolescência, o amor e a morte; e Júlio César.
O período chamado "período trágico" durou de 1600 a 1608, embora
durante esse período ele tenha escrito também a "peça cômica" Medida por medida. Muitos críticos
acreditam que as maiores tragédias de Shakespeare representam o pico de sua
arte. Seu primeiro herói, Hamlet, provavelmente é o personagem shakespeariano
mais discutido do que qualquer outro, em especial pela sua frase "Ser
ou não ser, eis a questão". Ao contrário do reflexivo e pensativo
Hamlet, os heróis das tragédias que se seguiram, em especial Otelo e Rei Lear,
são precipitados demais e mais agem do que pensam. Essas precipitações sempre
acabam por destruir o herói e frequentemente aqueles que ele ama. Em Otelo, o vilão Iago acaba assassinando
sua mulher inocente, por quem era apaixonado. Em Rei Lear, o velho rei
comete o erro de abdicar de seus poderes, provocando cenas que levam ao
assassinato de sua filha e à tortura e a cegueira do Conde de Glócester.
Segundo o crítico Frank Kermode, "a peça não oferece nenhum personagem
divino ou bom, e não supre da audiência qualquer tipo de alívio de sua
crueldade". Em Macbeth, a mais curta e compactada tragédia
shakespeariana, a incontrolável ambição de Macbeth e sua esposa, Lady Macbeth,
de assassinar o rei legítimo e usurpar seu trono, até à própria culpa de ambos
diante deste ato, faz com que os dois se destruam. Portanto, Hamlet seria seu
personagem talvez mais admirado. Hamlet reflete antes da ação em si, é
inteligente, perceptivo, observador, profundamente proprietário de uma grande
sabedoria diante dos fatos. Suas últimas e grandes tragédias, Antônio e Cleópatra e Coriolano
contêm algumas das melhores poesias de Shakespeare e foram consideradas as
tragédias de maior êxito pelo poeta e crítico T.S. Eliot.
No seu último período, Shakespeare centrou-se na tragicomédia e no
romance, completando suas três mais importantes peças dessa fase: Cimbelino,
Conto de Inverno e A
Tempestade, e também Péricles, príncipe de Tiro. Menos
sombrias do que as tragédias, essas quatro peças revelam um tom mais grave da
comédia que costumavam produzir na década de 1590, mas suas personagens
terminavam com reconciliação e o perdão de seus erros. Certos comentadores vêem
essa mudança de estilo como uma forma de visão da vida mais serena por parte de
Shakespeare. Shakespeare colaborou com mais dois trabalhos, Henry VIII
e Dois parentes nobres, provavelmente com John
Fletcher.
Performances
Ainda não está claro para as companhias as datas exatas de quando
Shakespeare escreveu suas primeiras peças. O título da página da edição de 1594
de Titus Andronicus revela que a peça havia sido encenada por três
diferentes companhias. Após a peste negra de 1592-3, as peças shakespearianas foram
realizadas por sua própria empresa no The Theatre
e no The
Curtain, em Shoreditch. As multidões londrinas foram ver a primeira
parte de Henrique IV. Depois de uma disputa com o caseiro, o teatro foi
desmantelado e a madeira usada para a construção do Globe
Theatre, a primeira casa de teatro construída por atores para atores. A
maioria das peças shakespearianas pós-1599 foram escritas para o Globe,
incluindo Hamlet, Otelo e Rei Lear.
Quando a Lord Chamberlain's Men mudou seu nome para King's Men, em 1603, eles entraram com
uma relação especial com o novo rei, James I. Embora as performances realizadas
são díspares, o King's Men realizou sete peças shakespearianas perante à corte,
entre 1
de novembro de 1604
e 31
de outubro de 1605,
incluindo duas performances de O mercador de Veneza. Depois de 1608,
eles a realizaram no teatro Blackfriars Theatre. A mudança interior,
combinada com a moda jacobina de aprimorar a montagem dos palcos e cenários,
permitiu com que Shakespeare pudesse introduzir uma fase com dispositivos e
recursos mais elaborados. Em Cibelino, por exemplo, "Júpiter desce
em trovão e relâmpagos, sentado em uma águia e lança um raio".
Os atores da empresa de Shakespeare incluem o famoso Richard
Burbage, William Kempe, Henry
Condell e John Heminges. Burbage desempenhou um papel de
liderança em muitas performances das peças de Shakespeare, incluindo Richard
III, Hamlet, Otelo e Rei Lear. O popular ator cômico
Will Kempe encenou o agente Peter em Romeu e Julieta e também encenou em
Muito barulho por nada. Kempe fora substituído na virada do século XVI
por Robert Armin, que desempenhou papéis como a de Touchstone em Como
Gostais e os palhaços no Rei Lear. Sabe-se que em 1613, Sir Henry Wotton
encenou Henry VIII e foi nessa encenação que o Globe foi devorado por um
incêndio causado por um canhão. Imagina-se que Shakespeare, já retirado em
Stratford-on-Avon, retornou para auxiliar na recuperação do prédio.
Imortalidade
Em 1623, John Heminges e Henry
Condell, dois amigos de Shakespeare no King's Men, publicaram uma
compilação póstuma das obras teatrais de Shakespeare, conhecida como First Folio.
Contém 36 textos, sendo que 18 impressos pela primeira vez. Não há evidências
de que Shakespeare tenha aprovado essa edição, que o First Folio define
como "stol'n and surreptitious copies". No entanto, é nele em que se
encontram um material extenso e rico do trabalho de Shakespeare.
As peças shakespearianas são peculiares, complexas, misteriosas e com um
fundo psicológico espantoso. Uma das qualidades do trabalho de Shakespeare foi
justamente sua capacidade de individualizar todos seus personagens, fazendo com
que cada um se tornasse facilmente identificado. Shakespeare também era
excêntrico e se adaptava a gêneros diferentes. Trabalhando com o sombrio e com
o divertido ou cômico, Shakespeare conseguiu chegar perto da unanimidade.
Diversos filósofos e psicanalistas estudaram as obras de Shakespeare e a
maioria encontrou uma riqueza psicológica e existencial. Entre eles, Arthur Schopenhauer, Freud e Goethe são os que
mais se destacam. No Brasil, Machado
de Assis foi muito influenciado pelo dramaturgo. Diversas fontes alegam que
Bentinho, de Dom Casmurro, seja a versão tropical de Otelo. A
revolta dos canjicas, em O Alienista, é provavelmente uma outra versão da
revolta fracassada do Jack Cage, descrita em Henrique IV. Na introdução
de A
Cartomante, Assis utiliza a frase "há mais coisas entre o céu e a
terra do que supõe vossa vã filosofia", frase que pode ser encontrada em Hamlet.
Poemas
Em 1593 e 1594, quando os teatros
foram fechados por causa da peste, Shakespeare publicou dois poemas eróticos, hoje
conhecidos como Vênus e Adônis e O Estupro de Lucrécia. Ele os dedica a Henry Wriothesley, o que fez
com que houvesse várias especulações a respeito dessa dedicatória, fato esse
que veremos mais tarde. Em Vênus e Adônis, um inocente Adônis rejeita
os avanços sexuais de Vênus (mitologia); enquanto que o segundo poema
descreve a virtuosa esposa Lucrécia que é violada sexualmente. Ambos os poemas,
influenciados pela obra Metamorfoses, do poeta latino Ovídio,
demonstram a culpa e a confusão moral que resultam numa determinada volúpia
descontrolada. Ambos tornaram-se populares e foram diversas vezes republicados
durante a vida de Shakespeare. Uma terceira narrativa poética, A Lover's Complaint, em que uma jovem lamenta
sua sedução por um persuasivo homem que a cortejou, fora impresso na primeira
edição do Sonetos em 1609. A maioria dos
estudiosos hoje em dia aceitam que fora Shakespeare quem realmente escreveu o
soneto A Lover's Complaint. Os críticos consideram que suas qualidades
são finas e dirigidas por efeitos.
Sonetos
Publicado em 1609,
a obra Sonetos foi o último trabalho publicado
de Shakespeare sem fins dramáticos. Os estudiosos não estão certos de quando
cada um dos 154 sonetos da obra foram compostos, mas evidências sugerem que
Shakespeare as escreveu durante toda sua carreira para leitores particulares.
Ainda fica incerto se estes números todos representam pessoas reais, ou
se abordam a vida particular de Shakespeare, embora Wordsworth acredite que os sonetos abriram suas
emoções. A edição de 1609 foi dedicada a "Mr. WH", creditado como o
único procriados dos poemas. Não se sabe se isso foi escrito por Shakespeare ou
pelo seu editor Thomas Thorpe, cuja sigla
aparece no pé da página da dedicação; nem se sabe quem foi Mr. WH, apesar de
inúmeras teorias terem surgido a respeito.
Os críticos elogiam os sonetos e comentam que são uma profunda meditação
sobre a natureza do amor, a paixão sexual, a procriação, a morte e o tempo.
Especulações quanto à sua identidade
Alguns estudiosos e pesquisadores acreditam na hipótese de que
Shakespeare não seja realmente o autor das próprias obras, discutindo a questão
da identidade de Shakespeare. [carece de
fontes]
Principais obras
Comédias
- Sonho de uma Noite de Verão
- O Mercador de Veneza
- A Comédia dos Erros
- Os Dois Cavalheiros de Verona
- Muito Barulho por Nada
- Noite de Reis
- Medida por Medida
- Conto do Inverno
- Cimbelino
- A Megera Domada
- A Tempestade
- Como Gostais
- Tudo Bem quando Termina Bem
- As Alegres Comadres de Windsor
- Trabalhos de Amores Perdidos
- Péricles, Príncipe de Tiro
Tragédias
- Tito Andrônico
- Romeu e Julieta
- Júlio César
- Macbeth
- Antônio e Cleópatra
- Coriolano
- Timão de Atenas
- Rei Lear
- Otelo, o Mouro de Veneza
- Hamlet (eBook)
- Tróilo e Créssida
- A Tempestade
Dramas históricos
- Rei João
- Ricardo II
- Ricardo III
- Henrique IV, Parte 1
- Henrique IV, Parte 2
- Henrique V
- Henrique VI, Parte 1
- Henrique VI, Parte 2
- Henrique VI, Parte 3
- Henrique VIII
- Eduardo III
Notas e referências
- ↑ As datas seguem o calendário juliano, usado na Inglaterra durante a vida de Shakespeare. No calendário gregoriano, adotado nos países católicos em 1582, Shakespeare morreu no dia 3 de maio (Schoenbaum 1987, xv).
- ↑ Greenblatt 2005, 11; Bevington 2002, 1–3; Wells 1997, 399.
- ↑ O número exato ainda é desconhecido; ver colaborações de Shakespeare e obras apócrifas de Shakespeare para maiores detalhes.
- ↑ Craig 2003, 3.
- ↑ Shapiro 2005, xvii–xviii; Schoenbaum 1991, 41, 66, 397–98, 402, 409; Taylor 1990, 145, 210–23, 261–5.
- ↑ Bertolini 1993, 119.
- ↑ Barton, Anne, ed. 1968. The Tempest (New Penguin Shakespeare Series) Nova York: Penguin.
- ↑ William Shakespeare no Find a Grave
Bibliografia
- Bertolini, John Anthony. Shaw and Other Playwrights. Pennsylvania: Pennsylvania State University Press, 1993. ISBN 027100908X.
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- Craig, Leon Harold. Of Philosophers and Kings: Political Philosophy in Shakespeare's "Macbeth" and "King Lear". Toronto: University of Toronto Press, 2003. ISBN 0802086055.
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